Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Calculadora da aposentadoria por idade com simulador de renda mensal

Novo serviço do INSS

há 5 anos

Na era da transformação digital, o INSS elimina seus serviços analógicos. Agora o cidadão estará dispensado de ir à agência formalizar seus pedidos ao INSS. Isso será possível pelo protocolo totalmente digital, efetuado pelo Meu INSS (internet e App — disponível para Android e iOS) e pelo 135. Os requerimentos serão processados eletronicamente se os dados do trabalhador constarem corretamente nos sistemas oficiais, permitindo até a concessão automática de benefícios. Apenas quando necessário, o segurado será chamado para entrega de documentação complementar.

Uma das entregas mais esperadas pelos segurados, agora disponível no Meu INSS, é o simulador de aposentadoria e renda, por meio da qual é possível saber se o trabalhador já tem direito ao benefício e qual o valor estimado de sua renda mensal.

O simulador tem como principal objetivo auxiliar o cidadão na busca por informações sobre seus direitos. O INSS estima que, após realização da simulação, os segurados que constatarem a falta de alguma condição para a concessão do benefício, aguardarão até que estejam cumpridos todos os requisitos, quando o benefício poderá ser concedido de forma automática, tão logo requerido.

O INSS, na primeira entrega da Transformação Digital, no início de maio, disponibilizou cinco serviços por meio do Meu INSS. Na segunda etapa de entregas, última semana de maio, 23 novos serviços foram disponibilizados ao cidadão. Nesta quarta (19/06), é a vez da terceira onda de melhorias, com mais 19 serviços. Na primeira quinzena de julho, 90 serviços estarão disponíveis pelo Meu INSS, de um total de 96 serviços prestados pelo Instituto.

Com esses avanços, o cidadão poderá, sem sair da sua casa, requerer aposentadorias, pensões, benefícios assistenciais, agendar realização de perícia, atualizar seus dados cadastrais, bloquear empréstimo consignado, excluir desconto de mensalidades associativas, dentre tantos outros.

O conjunto dos novos serviços disponíveis no Meu INSS e no 135 representará uma média mensal de 670 mil atendimentos presenciais, que poderão ser feitos com comodidade, sem sair de casa.

Além da comodidade, essa modernização promoverá maior economia ao cidadão e ao Governo Federal.

Gestão, combate a fraudes e primeiros resultados

Medidas de gestão também têm sido adotadas para melhorar a eficiência do INSS, como a implementação do processo eletrônico, a desterritorialização da análise processual, a instituição de centrais especializadas de alta performance para análise de benefícios e utilização de ferramentas de cruzamento de base de dados para detecção e eliminação de irregularidades na folha de pagamento de benefícios.

O aperfeiçoamento dos mecanismos de combate às irregularidades já começou a dar resultados. Neste ano, o INSS já incrementou em 600% a quantidade de notificações aos beneficiários cujos benefícios recebidos apresentem algum indício de irregularidades ou inconsistência.

A concessão automática de benefícios também se tornou uma realidade no INSS: 80% dos pedidos de aposentadorias por tempo de contribuição feitos pelo Meu INSS, estão sendo processados de forma automática, possibilitando resposta ao segurado em até 24h.



Fonte: https://www.inss.gov.br/transformacao-digital-do-inss-mais-comodidade-economiaeseguranca/


Para saber como calcular outros tipos de benefícios veja este outro artigo: https://pamelafranciner.jusbrasil.com.br/artigos/734044946/se-eu-me-aposentar-agora-qual-seraovalo...


Simulação tempo de contribuição e valor do benefício

  • Sobre o autorAdvogada especialista em direito previdenciário e cálculos previdenciários.
  • Publicações90
  • Seguidores1133
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4478
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/calculadora-da-aposentadoria-por-idade-com-simulador-de-renda-mensal/737156239

Informações relacionadas

Pâmela Francine Ribeiro, Advogado
Artigoshá 4 anos

Calculadora de Aposentadoria: saiba como fazer uma planilha de cálculo previdenciário

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 7 anos

Como calcular tempo de contribuição: planilha gratuita de simulação

Dalisson Miranda, Advogado
Modeloshá 3 anos

Planejamento previdenciário para aposentadoria - Modelo de relatório

Petição Inicial - TRF03 - Ação Revisional para Inclusão do Vale Alimentação - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigosano passado

O que significa vínculo com indicadores no INSS e como resolver?

11 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Fiz meu pedido de aposentadoria por tempo de contribuição pelo sistema do INSS em 30/janeiro de 2019, já fui até lá para escanear meus documentos, e até hoje (31/07/2019) não obtive nenhum retorno nem exigência do INSS. Ou seja, a afirmação de que "80% dos pedidos de aposentadorias por tempo de contribuição feitos pelo Meu INSS, estão sendo processados de forma automática, possibilitando resposta ao segurado em até 24h", é totalmente incorreta!! Tenho informações de que os pedidos estão levando até 8 meses para serem analisados. Isto é verdade?

Ronaldo Bandeira continuar lendo

Ronaldo,

A informação é correta. A média de análise de benefícios do INSS tem sido de 6 a 8 meses. Mas também já tive casos de concessão de 24h. É muito relativo.

No seu caso, se o Sr. ainda não fez uma reclamação da Ouvidoria do INSS, pode fazer que, geralmente, dá algum resultado.

Outra saída é o Mandado de Segurança para destrancar a análise do seu benefício.

Sucesso meu caro! continuar lendo

Caro Ronaldo, pedido de Pensão por Morte, também estão "fora" das tais 24 horas para solução; no mínimo 90 a 150 dias (com muita sorte)... continuar lendo

O sistema só está funcionando para solicitação e aposentadoria por idade, desde que o segurado tenha no mínimo 15 anos de contribuição atestadas no sistema do INSS.
Todos aqueles que possuem mais de 15 anos de contribuição, mas que por vários motivos, não aparece no sistema do INSS, entram em uma fila virtual irritante, sem prazo para ser chamado para cumprir a exigência.
Solicitação de aposentadoria virou um verdadeiro desrespeito com o cidadão. Em todas as agências, só se encontra funcionários irritados, reclamando da falta de pessoal, treinamento e salários.
Cuidado!
O tal pente fino do governo sobre BPC, simplesmente corta o benefício, exigindo que idosos (as), procurem o CRAS de suas cidades.
O CRAS não informa o INSS que o segurado cumpriu as exigências. Cabe ao segurado informar o INSS que á cumpriu a exigência pelo 135, caso contrário continuará com seu benefício cortado.
O sistema não se comunica.
Fica o alerta!
O único sistema que funciona neste país é o de arrecadação. Este não falha!! continuar lendo

Nivaldo,

Tem razão. A espera tem sido irritante e um desrespeito com o cidadão.

A média de análise de benefícios do INSS tem sido de 6 a 8 meses. Mas também já tive casos de concessão de 24h. É muito relativo.

A sugestão é fazer uma reclamação da Ouvidoria do INSS. Geralmente, dá algum resultado.

Outra saída é o Mandado de Segurança para destrancar a análise do benefício.

Abraço! continuar lendo

KKKKK balela ta tudo tudo atrasado. Meu irmão levou 10 meses para o deferimento da aposentadoria por idade 65 anos e mais de 25 anos de contribuições comprovbadas no meu INSSS continuar lendo

Me aposentei em 1995 (aposentadoria especial) limitado ao teto. Trabalhei mais 17 anos contribuindo para o teto. Hoje recebo mais de 1.000,00 reais a menos que o teto. Tem como voltar a receber o teto atual do INSS?
Gelson Jung (68 anos)
Email - gelson.jung@gmail.com continuar lendo

Gelson,

A correção da aposentadoria não acompanha os índices de reajustes do salário mínimo e tetos do INSS, infelizmente essa divergência sempre acontece na prática ao longo dos anos.

Cada caso é um caso e precisa ser analisado.

Pelo seu relato, subentende-se que após continuar trabalhando não foi na mesma função que se deu a aposentadoria especial.

Como contribuiu mais de 15 anos após a aposentadoria, há uma nova tese em discussão chamada reaposentação. Seria o caso de analisar a aposentadoria por idade, utilizando as contribuições posteriores a primeira aposentadoria, substituindo uma pela outra, se for mais vantajosa.

Em todo caso, é necessário realizar os cálculos para ter certeza.

Abraço. continuar lendo