Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024

Cômputo de tempo de serviço especial durante auxílio-doença não acidentário é tema de repetitivo (Tema 998 STJ)

REsp 1759098

há 5 anos

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) afetou o Recurso Especial 1.759.098 para julgamento sob o rito dos recursos repetitivos. Cadastrada como Tema 998, a controvérsia diz respeito à “possibilidade de cômputo de tempo de serviço especial, para fins de inativação, do período em que o segurado esteve em gozo de auxílio-doença de natureza não acidentária”.

Até o julgamento da tese, estarão suspensos os julgamentos de todos os processos pendentes, individuais ou coletivos, que versem acerca da questão delimitada e tramitem no território nacional.

A afetação do tema foi decidida na sessão eletrônica realizada de 3 a 9 de outubro. Este é o segundo caso no STJ (o primeiro na Primeira Seção) de recurso repetitivo oriundo de um julgamento de Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR), instituto criado pelo Código de Processo Civil de 2015 para solução de controvérsias jurídicas que se multiplicam em grande número de processos no âmbito dos tribunais de segunda instância.

Havendo recurso especial contra o julgamento de mérito do IRDR, a tese fixada pelo STJ “será aplicada no território nacional a todos os processos individuais ou coletivos que versem sobre idêntica questão de direito” (artigo 987, parágrafo 2º, do CPC).

Recursos repetitivos

O novo CPC regula no artigo 1.036e seguintes o julgamento por amostragem, mediante a seleção de recursos especiais que tenham controvérsias idênticas. Ao afetar um processo, ou seja, encaminhá-lo para julgamento sob o rito dos recursos repetitivos, os ministros facilitam a solução de demandas que se repetem nos tribunais brasileiros.

No site do STJ, é possível acessar todos os temas afetados, bem como saber a abrangência das decisões de sobrestamento e as teses jurídicas firmadas nos julgamentos, entre outras informações.

Leia o acórdão da afetação do tema.



ATUALIZAÇÃO DA NOTÍCIA EM 01/07/2019


TEMA JULGADO NO MÉRITO em 26/06/2019: "Conhecido o recurso de INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL e não-provido,por unanimidade, pela PRIMEIRA SEÇÃO (239)".

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que o período de afastamento por auxílio-doença, decorrente de acidente ou não, deverá ser incluído na contagem do tempo para a aposentadoria especial.

A decisão é válida para todos os trabalhadores, segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que exercem atividade de risco e que têm direito ao benefício especial, com menor tempo de contribuição (15, 20 ou 25 anos).



  • Sobre o autorAdvogada especialista em direito previdenciário e cálculos previdenciários.
  • Publicações90
  • Seguidores1133
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1924
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/computo-de-tempo-de-servico-especial-durante-auxilio-doenca-nao-acidentario-e-tema-de-repetitivo-tema-998-stj/640970910

Informações relacionadas

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigoshá 3 anos

O período de afastamento por auxílio-doença pode ser computado para aposentadoria especial?

Ritielly Ruana Pires, Advogado
Modeloshá 4 anos

Impugnação à Contestação

Réplica - TJSP - Ação Aposentadoria por Tempo de Contribuição (Art. 55/6) - Procedimento Comum Cível - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss

Alessandra Strazzi, Advogado
Artigosano passado

Como saber se vale a pena recorrer ao CRPS do INSS?

Tribunal Regional Federal da 3ª Região
Jurisprudênciahá 4 meses

Tribunal Regional Federal da 3ª Região TRF-3 - APELAÇÃO CÍVEL: ApCiv XXXXX-74.2022.4.03.9999 SP

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)