jusbrasil.com.br
18 de Setembro de 2019

Guia prático ilustrado: como realizar seu cadastro no "Meu INSS"

Se você ainda não possui o cadastro no sistema Meu INSS, aproveite este guia ilustrado.

Pâmela Francine Ribeiro, Advogado
há 3 meses

O INSS está evoluindo para uma era totalmente digital, evitando-se, ao máximo, o atendimento presencial nas agências e facilitando (ou não) os pedidos administrativos de benefícios para que passem a ser feitos virtualmente.

Entretanto, nem todos tem facilidade com a tecnologia e para facilitar o acesso do cidadão, este guia ilustrado ajudará, ao menos, ter uma noção de como o sistema funciona e as informações que ele precisará para criar o acesso.

Vale salientar que o sistema está em constante mudança e atualização, de forma que alguma ou outra informação poderá ter sido alterada, mas o essencial estará neste passo a passo.

Vamos lá?

1) Acesse o endereço https://meu.inss.gov.br

2) No canto direito superior, clique em “login”

3) Na página nova que se abrir, escolha a opção “Crie sua conta”:

4) Abrirá a tela “Cadastrar uma senha”: Digite seu CPF, nome completo, telefone e e-mail.

5) Se não tiver telefone e e-mail, basta selecionar a caixa abaixo:

6) Clique em “não sou um robô”, depois selecione a caixa “Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade” e em “continuar”. Em seguida preencha seu CPF, telefone e e-mail (se tiver), clique em “não sou um robô” e “aceito os termos de uso”

7) Se você já possui uma conta de acesso aparecerá a informação “Usuário não pode ser cadastrado, pois já possui uma conta de acesso.”

8) Neste caso, você deverá voltar a tela de "login", digitar seu CPF, clicar em continuar e selecionar a opção “esqueci minha senha”:

9) Abrirá uma nova tela para “redefinir sua senha”:

10) Informe o seu CPF, selecione a caixa “não sou um robô” e clique em continuar:


INICIANDO O CADASTRO – RESPONDA ÀS PERGUNTAS DO SISTEMA e clique em “continuar”.

1) As perguntas podem ser aleatórias. Exemplos:

a) Qual é o seu mês de nascimento?

b) Qual é o ano do seu nascimento?

c) Qual é o primeiro nome da sua mãe?

d) Em que dia você nasceu?


2) Em que ano você foi contratado em seu emprego atual (ou no último) com carteira assinada?


3) Você recebeu algum tipo de benefício da Previdência Social nos últimos 5 anos?


4) Quando ocorreu sua última contribuição por carnê ou Guia da Previdência Social (GPS) nos últimos 5 anos? Exemplos de contribuição: recolhimento como autônomo/contribuinte individual, entre outros.


5) Sua última contribuição para a Previdência Social foi sobre qual salário?

Exemplos de contribuição: salário pago pelo empregador, recolhimento como autônomo/contribuinte individual, entre outros.


6) Em qual das empresas a seguir você já trabalhou?


7) Se todas as informações respondidas estiverem de acordo com as informações do INSS, será direcionado a uma tela com senha provisória, na qual você deve criar sua senha definitiva:


DICA: Procure criar uma senha que tenha letra maiúscula, minúscula, números e caracteres especiais como (- * &). Clique em “criar senha”:

8) Finalmente, com a senha criada, basta ir novamente ao endereço principal https://meu.inss.gov.br digitar seu CPF e sua senha definitiva.

Pronto, estará na tela Inicial.


9) Se você já possui uma senha, basta clicar em login colocar o número do seu CPF e clicar em “próxima”. Digite sua senha e clique em “entrar”


10) Se for o primeiro acesso, abrirá a tela de “autorização de uso de dados pessoais”, clique em autorizar e será direcionado à página principal de acesso.

Pronto!

Agora já tem acesso a todos os serviços disponíveis no Meu INSS.

Para finalizar, se houve resposta equivocada de alguma pergunta feita pelo sistema, basta aguardar 24 horas e iniciar novamente o cadastro.


Planejamento previdenciário.

3 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Aqui parece tudo fácil e quando vem perguntas que nenhum opção se encaixa? E terrível muito mal elaboradas as perguntas, deve ter sido elaboradas por pessoas sem o mínimo bom senso, tente e veja, se conseguir de primeira vc é um sortudo. continuar lendo

Vera,

Verdade, pode surgir muitas dúvidas na hora das respostas, mas geralmente tem a opção de "nenhuma das opções acima", não exatamente nestas palavras, mas que exprime esta ideia.

Espero que este passo a passo possa ajudar! continuar lendo

Parabéns pela iniciativa!!!!!!
Sucesso e ótima semana!!! continuar lendo